Filtro de Daltonismo

Lençóis Paulista, a Cidade do Livro

Fundada em 28 de abril de 1858, Lençóis Paulista, com seus mais de 66 mil habitantes, é banhada pelo Rio Lençóis, o manancial mais importante para o abastecimento da população que também deu origem ao nome da cidade, devido as ondas formadas em sua desembocadura que refletidas ao sol pareciam lençóis d’água.

O município possui expressivos atrativos histórico-culturais, rurais e eventos agropecuários de projeção nacional. Também se destaca pela produção de açúcar e álcool, celulose, rerrefino de óleo usado, alimentos, além de aguardentes, vinhos e cervejas artesanais.

Em Lençóis Paulista, a cultura, a tradição, a fé, o empreendedorismo, a preservação do meio ambiente e o espírito de solidariedade andam de mãos dadas, além da tradicional hospitalidade lençoense.

​Lençóis Paulista fica na região centro-oeste do Estado de São Paulo, a aproximadamente 300 km da Capital. O acesso pode ser feito pela SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) e SP-261 (Rodovia Osni Mateus).

​Nossa História

É muito provável que os primeiros povoadores de Lençóis tenham vindo nas primeiras décadas do século XIX, entre 1800 e 1830. Como o registro de terras só passou a ser mais bem controlado a partir de 1850, é difícil determinar com precisão o início da povoação.

Sabe-se que em 1834, Pedro Nardes Ribeiro se apossou de terras às margens do Ribeirão Grande, nas proximidades de Aimorés (atual distrito de Bauru) e Guaianás (atual distrito de Pederneiras). Na mesma época, Pedro Francisco Pinto atravessou a Serra dos agudos e tentou se instalar na bacia do Rio Batalha, onde foi morto pelos índios. Sebastião Pereira iniciou lavoura próxima ao Ribeirão da Água Parada, nas proximidades de Bauru.

Em novembro de 1863, Francisco Rodrigues de Campos, registrou em Lençóes a venda de vários lotes de terras próximas ao Rio Batalha, dos quais teriam tomado posse entre 1830 e 1835. Como esses locais ficam além de Lençóis, conclui-se que a povoação aqui já tinha certo tempo.

Quando o número de povoadores foi crescendo na região, durante a primeira metade do século XIX, inúmeros agrupamentos rurais surgiram, todos englobados na designação geral de Bairro dos Lençóes. O bairro foi elevado à freguesia em 28 de abril de 1858, pela Lei n7 36 da Província de São Paulo, ficando subordinado à Vila de Botucatu. Sete anos depois, em 25 de abril de 1865, pela Lei n7 90, a freguesia foi elevada a Vila de Lençóes. A comarca foi criada em 7 de maio de 1877 e instalada em 20 de outubro do mesmo ano.

Pouco tempo depois de ser elevado à Vila, Lençóis desmembrou-se de Botucatu.

A Cidade do Livro

Uma das principais marcas de Lençóis Paulista é seu título de Cidade do Livro, conquistado em 1988. A homenagem se deve ao incentivo à leitura promovido pela cidade, especialmente por meio da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, que possui um acervo diversificado e promove projetos culturais para todas as idades.

O título também reforça a importância de Orígenes Lessa, um dos grandes escritores brasileiros, que tem suas raízes na cidade. Lessa foi um cronista e romancista de destaque, autor de obras como “O Feijão e o Sonho”, que exploram temas do cotidiano brasileiro.

Devido ao seu rico conteúdo histórico literário e seu acervo ser maior que o próprio número de habitantes, Lençóis é conhecida como a “Cidade do Livro”.

Além disso, a cidade conta com forte incentivo a cultura local, contando com aulas e apresentações semanais gratuitas de dança, teatro, orquestra e canto. O Teatro Municipal, um dos principais atrativos do município, conta com grandiosas apresentações que atraem a comunidade local e diversos turistas.

Tradicionais:

  • Festival do Livro (O evento, realizado anualmente, reúne escritores, ilustradores e atividades interativas, incentivando o hábito da leitura desde a infância.)
  • Museu Alexandre Chitto
  • Carnaval de Rua

Economia e Desenvolvimento

Lençóis Paulista é conhecida como um dos grandes polos industriais e agropecuários da região. Empresas dos setores de açúcar, álcool, papel e celulose ajudam a impulsionar a economia local. Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elevado, a cidade é destaque pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores.

Além disso, a cidade tem forte presença no setor agrícola, com destaque para a produção de cana-de-açúcar, soja e laranja, atividades que geram empregos e sustentam o desenvolvimento regional.

Mais informações em:
https://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/ https://apl2.lencoispaulista.sp.gov.br/jogosregionais/LencoisPaulista/Index
https://www.turismo.lencoispaulista.sp.gov.br/