Filtro de Daltonismo

Alunos desenvolvem aula prática de Química com experimentos sobre identificação de ácidos e bases com indicadores.

Alunos Realizam Aula Prática de Química com Experimentos de Identificação de Ácidos e Bases.

28 de agosto de 2024 9:39 am Destaque

Na última semana, estudantes da Escola Técnica Cidade do Livro participaram de uma empolgante aula prática de Química que teve como foco a identificação de ácidos e bases utilizando indicadores. A atividade fez parte do currículo de Química, proporcionando aos alunos uma oportunidade valiosa de aplicar conceitos teóricos em um ambiente prático e interativo.

Objetivo da Atividade

O objetivo principal da aula prática foi aprofundar o entendimento dos alunos sobre o conceito de pH e o papel dos indicadores na identificação de substâncias ácidas e básicas. Durante o experimento, os estudantes tiveram a chance de observar reações químicas em tempo real, usando diferentes indicadores para determinar o caráter ácido ou básico das soluções testadas.

Descrição dos Experimentos

Os alunos foram divididos em grupos e receberam uma variedade de soluções desconhecidas, incluindo ácidos, bases e soluções neutras. Com a ajuda de indicadores naturais e sintéticos, como o tornassol, a fenolftaleína e o azul de bromotimol, os grupos realizaram testes para identificar o pH das soluções. Cada indicador mudou de cor em resposta à acidez ou basicidade da solução, permitindo que os alunos determinassem a natureza de cada substância.

A fenolftaleína, por exemplo, tornou-se rosa em meio básico e permaneceu incolor em soluções ácidas. O tornassol, por sua vez, variou de vermelho para azul ao passar de uma solução ácida para uma básica, fornecendo uma forma visual clara de identificar o pH das soluções.

Impacto na Aprendizagem

A atividade prática foi projetada para reforçar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, permitindo que os alunos visualizassem os conceitos de forma tangível. Segundo a professora de Química, [Nome da Professora], “essa abordagem prática ajuda os alunos a compreenderem melhor as propriedades dos ácidos e bases e como os indicadores funcionam. Ver a mudança de cor dos indicadores em resposta às diferentes soluções é uma experiência educativa muito enriquecedora.”

Os alunos também destacaram o valor da aula prática. “Foi muito interessante ver como as soluções reagem com os diferentes indicadores,” disse [Nome do Aluno], um dos participantes. “Agora entendo muito melhor como os indicadores funcionam e a importância de saber o pH das substâncias.”

Conclusão

A aula prática de Química realizada na última semana foi um sucesso, proporcionando aos alunos uma experiência prática e envolvente. Atividades como essas são essenciais para conectar a teoria com a prática, ajudando os estudantes a desenvolver habilidades de investigação e análise que serão valiosas em sua futura carreira acadêmica e profissional. A experiência também destacou a importância de métodos de ensino interativos e experimentais no processo de aprendizagem.

Com o entusiasmo demonstrado pelos alunos e os resultados positivos obtidos, a escola planeja continuar a incorporar mais atividades práticas em seu currículo, visando sempre tornar o aprendizado de Ciências mais dinâmico e estimulante.

Parabéns a professora Fabíola Rissí e ao Químico Matheus Pontes pela aula ministrada aos alunos do 1º Marketing e 1º Desenvolvimento de Sistemas.

Compartilhe


Veja também